EFOMM – Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

EFOMM - Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante


A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM - é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados. O Brasil atende como referência para a América Central, América do Sul e Parte da África. Isso atesta o nível de capacitação profissional a que o Oficial brasileiro se lança no mercado.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
Documentos necessários para a matrícula: comprovante de residência; RG e CPF do aluno e do responsável financeiro. Caso o aluno não tenha CPF pode se matricular no curso com o CPF do responsável financeiro. Mas lembramos que para prestar qualquer prova seletiva de carreira e ou concurso militar o aluno deverá possuir o Cadastro de Pessoa Física.
Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. O curso de máquinas é voltado à formação dos Oficiais responsáveis por toda a parte mecânica e elétrica do navio. Esse curso tem a duração de dois anos e aborda matérias técnicas, como: Motores de combustão interna, Caldeiras e Refrigeração. Os oficiais de máquinas a bordo são capazes de cuidar de todos os sistemas da máquina, desde a propulsão até mesmo geração e distribuição de energia. O curso de náutica forma os Oficiais responsáveis por pilotar e administrar o navio. Esse curso também tem duração de 2 anos. Durante as aulas, os alunos recebem instruções em diversas áreas da navegação, como: Meteorologia, Navegação e Estabilidade. Os oficiais de náutica são responsáveis pela navegação, movimentações de carga e controle de estabilidade da embarcação, organização de documentos e informações de segurança. Durante sua formação, os alunos da EFOMM também fazem parte do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (NFORM), o que significa que todos são também militares da Marinha do Brasil durante esse período.

Ser oficial da reserva da Marinha significa que os alunos que se formam na EFOMM não trabalharão na Marinha de Guerra. Os oficiais da reserva podem escolher exercer outra profissão no meio civil. Portanto, ao se formarem, todos poderão trabalhar em empresas de navegação, que não precisam ter qualquer vínculo com a Marinha de Guerra. Porém, por serem oficiais da reserva, os profissionais podem ser convocados de volta à ativa em caso de necessidade da Marinha. Após formados, os alunos ingressam no período de praticagem, em que passam um ano embarcados em navios mercantes. Esse período de estágio é obrigatório e faz parte da formação do oficial. Após o período de praticagem, os alunos recebem a documentação de embarque e, consequentemente, são declarados Oficiais da Marinha Mercante.


Saiba Mais. Visite a Página Oficial
 

Contato direto e cadastro de pré-matrícula.