Curso Malba Tahan – Prontos para o combate!

Realizando o sonho da carreira militar.


A missão do Curso Malba Tahan é preparar os alunos interessados em ingressar nas Forças Armadas, por meio de metodologias de ensino adequadas e em ambientes apropriados, proporcionando-lhes alicerce educacional compatível com os altos níveis exigidos nas provas dos concursos de admissão às escolas militares.
Nossa missão, como Professores:

- Suscitar a preparação cognitiva humanizada do aluno para concursos pré-militares;

- Investir no aspecto cognitivo e psicológico dos discentes, de modo a orientá-los e motivá-los quanto ao concurso-alvo;

- Promover o processo ensino-aprendizagem em que o professor seja um elemento catalisador do processo do qual o aluno é o centro.

- Proporcionar conhecimentos sólidos sobre os assuntos pertinentes às várias disciplinas, de maneira a oferecer aos alunos um preparo complementar de excelência que os torne competitivos e lhes dê futura projeção na carreira.

História

O Curso Malba Tahan nasceu em 6 de maio de 2003, por iniciativa do Prof. Edílson de Moura, com apenas dois alunos: um que visava ao concurso do vestibular da UNICAMP-SP; e outra que se preparava para o concurso de ingresso no 1º ano do Colégio Militar de Campo Grande. Mesmo tão recente, o curso obteve êxito nesses certames, mostrando, assim, que seguia um rumo certo e promissor.

Sentindo a necessidade de apoiar os alunos dentro da Filosofia Malba Tahan, em outras áreas do conhecimento, agregou a disciplina de Língua Portuguesa, a segunda linguagem do "homem que calculava", sendo convidado o Prof. Fábio Mazziotti como parceiro pedagógico e administrativo. Assim, nos anos de 2004 a 2005, ofereceu turmas para Cabos e Soldados da Aeronáutica: CFC - Curso de Formação de Cabos e CESd - Curso de Especialização de Soldados. A partir de 2006, o curso iniciou turmas para EPCAr - Escola Preparatória de Cadetes de Aeronáutica, EEAR - Escola Especialista de Aeronáutica, sendo destaque em número de aprovados na EPCAr, em Mato Grosso do Sul. Em 2011, inicia o projeto AFA - Academia da Força Aérea, já com significativas aprovações.

O Curso Malba Tahan tornava-se, assim, referência para o ingresso nos concursos da Força Aérea Brasileira, bem como na realização dos sonhos de muitos alunos em outros concursos, tanto da área militar como da área civil.

Parceria Nota 10

A partir de 2013, inicia a parceria com o Colégio e Curso Nota 10. Nessa nova fase, o Curso Malba Tahan, agora o Nota 10 Pré-Militar, amplia sua qualidade de ensino, contando com estrutura de primeira linha, associada à filosofia de ensino de vanguarda. Nesse mesmo ano, tem início uma nova turma que também obteve resultados de excelência: o curso preparatório para a EsPCEx - Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Dessa forma, o ciclo se completa, pois agora, o desafio abrange as três Forças Armadas, visto que também já prepara para o conteúdo das provas para o concurso da Marinha Mercante.
Atualmente o Curso é referência em aprovações em Mato Grosso do Sul, logrando êxito em outros concursos, como EFOMM - Escola de Formação da Marinha Mercante, EsFECx/QCO - Escola de Formação Complementar do Exército, CADAR - Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica, EN - Escola Naval, CN - Colégio Naval e as polícias de São Paulo, Mato Grosso e Paraná.